No Brasil, se por um lado precisamos construir cerca de 6 milhões de novas unidades para resolver um lado do déficit habitacional, por outro, são pelo menos 25 milhões de casas já existentes consideradas inadequadas para se viver, em que uma simples reforma pode mudar tudo. Logo, o déficit no setor habitacional é de natureza quantitativa e qualitativa, e se concentra nas famílias de menor renda. A Lorenzetti, em sua jornada centenária, decidiu enfrentar este desafio e melhorar a vida das comunidades mais vulneráveis. Como? Transformando 100 banheiros, impactando diretamente 100 famílias. E quem melhor para assumir esse desafio do que os visionários estudantes da Ânima, que abraçaram essa missão com entusiasmo, empatia e criatividade. Os projetos propostos não são apenas sobre reformas, mas sobre reconstruir sonhos, garantindo mais conforto, dignidade e segurança. Imagine: um simples banheiro renovado pode significar muito mais do que azulejos e equipamentos novos. Para essas famílias, é uma mudança de perspectiva, um passo em direção a um futuro mais promissor. E são os universitários, inspirados pelo modelo de Ensino Dual, que estão liderando essa transformação. Com a união de teoria e prática, eles não apenas concebem projetos inovadores, mas também estão aprendendo enquanto fazem a diferença no mundo real. A execução das obras ficou por conta do Instituto Vivenda, que disponibilizou os critérios técnicos e requisitos mínimos do projeto (como valor total do projeto, metragem do ambiente e portfólio de produtos Lorenzetti disponíveis). A avaliação e seleção dos projetos vencedores foi dividida em três fases: na Fase 1 ocorreu a avaliação dos professores do grupo Ânima da UC Dual envolvida; os projetos qualificados para FASE 2 são avaliados pela equipe técnica do Instituto Vivenda e, por fim, a Fase 3 ficou a cargo de 7 profissionais do mercado entre arquitetos e empresários do setor e um total de 11.181 votos populares. Os 5 projetos vencedores serão executados nas reformas e os responsáveis premiados. Veja os vencedores no site: https://desafiolorenzetti100anos.com.br/.
Unidade Curricular Dual
A parceria Dual com a Lorenzetti envolveu mais de 600 estudantes inscritos em 250 equipes de projeto, e ocorreu no âmbito de duas UCs Duais no segundo semestre de 2023, a UC Materiais, técnicas e tecnologia da construção do curso de Arquitetura e Urbanismo e a UC Projetos complementares de interiores, do curso de Design de Interiores. A Unidade Curricular Dual é uma UC regular do currículo da graduação que tem em sua programação atividades práticas alinhadas com organizações parceiras e às competências, metas e desempenhos de compreensão dos conteúdos propostos na Unidade Curricular, conforme Plano de Ensino. Logo, o desafio prático proposto pelo mundo do trabalho foi complementado por estudos teóricos e metodológicos sob orientação dos professores da UC Dual nos diferentes campi envolvidos. Essa é uma experiência que foi além dos muros da sala de aula e, enquanto as reformas avançam, o legado desses estudantes ecoará por muito tempo. Cada projeto concluído será mais do que uma conquista acadêmica - será um testemunho do poder da educação para transformar vidas e comunidades inteiras. Junte-se a nós nessa jornada de transformação do Brasil pela educação! #DesafioLorenzetti #EnsinoDual #ImpactoSocial
Fonte: https://desafiolorenzetti100anos.com.br/
Quadro ODS – Principais ODS Mobilizados na Parceria Dual
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos 4.7 - Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos 6.2 - Até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade.
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis 11.1 - Até 2030, garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos e urbanizar as favelas.
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável 17.16 - Reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável em todos os países, particularmente nos países em desenvolvimento 17.17 - Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias.
Fonte: Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Brasil (odsbrasil.gov.br)
Criado por: Ricardo Straioto – Prof. TI da Grande Área 2 (Engenharias, TI & Computação, Arquitetura, Urbanismo e Design e Comunicação e Artes).
Post Relacionados
Conheça os Trabalhos de Destaque da IV Mostra do Ensino Dual
Com objetivo reconhecer e dar visibilidade aos projetos de A3 conduzidos por docentes e estudantes,…
Profissões do futuro: por que a Aprendizagem Dual acelera o desenvolvimento de quem quer se destacar
Educação e mercado: a importância de integrar teoria e prática no ensino superior No cenário…
Como áreas e carreiras são beneficiadas pela Aprendizagem Dual e as Tendências do Mercado?
O presente artigo tem como objetivo investigar como diferentes áreas do conhecimento e carreiras se…
Aprendizado que Transforma: Parceria entre Ânima e CBCA Impulsiona Aprendizagem DUAL na Arquitetura e Engenharia
Na formação dos futuros arquitetos e engenheiros civis, é cada vez mais urgente encurtar o…
Inovação no Ensino: Como a Educação Dual Transforma a Formação de Futuros Médicos Veterinários
No dinâmico e competitivo mercado da medicina veterinária, a excelência profissional vai muito além do…