Com objetivo reconhecer e dar visibilidade aos projetos dos Componentes Curriculares Duais conduzidos por docentes e estudantes, ao longo de 2024-2, nas UCs Duais e Extensão Dual e promover a integração e o compartilhamento de boas práticas entre as instituições e campi, fortalecendo ainda mais o nosso Ecossistema, a Aprendizagem Dual tem o orgulho de anunciar os trabalhos de destaque da V Mostra de Aprendizagem Dual.

Foram 73 trabalhos aprovados (crescemos 10% em relação ao semestre passado) e 160 avaliações. 

Arquitetura, Urbanismo e Design

UC's Duais de Práticas profissionais e Materiais, técnicas e tecnologias de construção | Fastprev | Camila Garcia Aguilera e Ernesto Silva Fortes | São Judas

O projeto desenvolvido nas UCs de Práticas Profissionais e Materiais, Técnicas e Tecnologias de Construção teve como objetivo a reforma de uma sala comercial, proposta em parceria com a empresa Fastprev. A atividade desafiou os estudantes a integrarem conhecimentos teóricos e práticos, simulando demandas reais do mercado.  

Na UC Práticas Profissionais, os alunos elaboraram o projeto executivo completo, incluindo plantas detalhadas, cronogramas de execução, e planilhas orçamentárias, garantindo a viabilidade técnica e econômica da reforma. As soluções priorizaram funcionalidade e eficiência, atendendo às necessidades do cliente.  Já na UC Materiais, Técnicas e Tecnologias de Construção, o foco foi na especificação de materiais adequados, aplicação de tecnologias inovadoras e desenvolvimento dos projetos complementares, como instalações elétricas, hidrossanitárias, sistemas de ar condicionado e projeto de iluminação. 

A abordagem priorizou critérios de sustentabilidade e otimização dos recursos. O projeto contou com a metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL), permitindo aos alunos desenvolverem habilidades práticas, como trabalho em equipe, comunicação e gestão de demandas. A parceria com a Fastprev proporcionou interação com o mercado, agregando valor ao aprendizado.  

O resultado final foi um projeto técnico de alta qualidade, demonstrando a capacidade dos estudantes de conectar teoria e prática, além de trazer benefícios reais para a empresa parceira e consolidar a formação profissional dos envolvidos.

Ciências Agrárias e Meio Ambiente

UC Dual de Sistemas vitais dos animais | Pet Dream | Érica Carla Lopes da Silva | UNIFG - Guararapes/PE

O projeto intitulado Prática de exame ultrassonográfico utilizando equipamento portátil oportunizou atividades práticas aos estudantes do curso de Medicina Veterinária matriculados na Unidade Curricular de Sistemas Vitais dos Animais em parceria com a Pet Dream.

A realização da atividade prática relacionando a importância do diagnostico por imagem utilizando equipamento moderno possibilitando a avaliação de possíveis alterações dos órgãos dos sistemas vitais visualizados e suas funções no organismo animal. Além de desenvolver competências profissionais e socioemocionais. Interação com profissionais da empresa junto a equipe acadêmica.

Ciências Biológicas e da Saúde

UC Dual de Metodologia das Atividades Aquáticas | Secretaria Municipal de Esporte de Diadema-SP | Áide Angelica Nessi e Marcio Roberto Doro | São Judas

Foram realizadas duas visitas técnicas para análise do ambiente real de atuação profissional, a primeira em outubro para análise da modalidade de natação onde tínhamos o seguinte cenário: piscina semi olímpica descoberta e aquecida com oito raias , sendo duas para a adaptação ao meio liquido , duas para iniciação ao Nado Crawl, duas para o nado costas e duas para os nados peito e borboleta, sendo realizados em diferentes níveis de aprendizagem o que proporcionou uma ampla experiência na modalidade, uma vez que tínhamos quatro profissionais de Educação Física atuando neste ambiente, atendendo o público jovem, adultos e idosos ao mesmo tempo.

Para a segunda visita foi analisado a atividade de Hidroginástica, onde o cenário de transformou completamente. A presença da musicalidade, com o público adulto e idosos onde três professores se revezando para a sequência dos movimentos e do programa apresentado. Aqui os alunos, identificaram os elementos, posições básicas, metodologia, equipamentos, apresentaram dúvidas. Antes de iniciar as aulas, os professores da Secretaria de Esportes realizaram uma roda de conversa com os alunos para apresentar como funciona o Projeto Água Viva no Mané Garrincha, metodologias, formações, características do público, dificuldades enfrentadas, renumeração, entre outras informações sobre as modalidades. 

Foi elaborado um roteiro de visitação e relatório pela professora Áide Angelica, para verificar a aproximação das competências apresentadas em aulas com o cenário de atuação real. Após a finalização das visitas a professora realizou uma roda de conversa para os feedbacks dos alunos, duvidas e agradecimentos dos alunos.

Ciências Humanas

UC Dual de Alfabetização e letramento | DPCP | Ilana Souto de Medeiros, Ana Paula Murano, João Dias, Luana Rosa, Maria Silva | UnP, Unisociesc, AGES, São Judas e UNA

Na UC de Alfabetização e Letramento, estudantes de letras e pedagogia realizaram visitas em escolas para coletar histórias contadas por crianças. As vozes que foram gravadas e os desenhos por elas feitos foram inseridos na plataforma da empresa De Criança Para Criança, que transforma as histórias em animações. 

O projeto também teve parceria com os estudantes do curso do Design, que realizaram algumas das animações.

Ciências Jurídicas

UC Dual de Solução de Conflitos e Trabalho em Grupos | Defensoria Pública do Estado do RS | Gabrielli Francini Amaral de Souza | FADERGS

A UC Dual de Solução de Conflitos e Trabalho em grupos funciona em parceria com o projeto de Extensão denominado “Mediação de Conflitos e Acesso à Justiça” através do convênio firmado entre o Centro Universitário FADERGS e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, que tem por objeto estabelecer condições de cooperação e apoio técnico entre os partícipes para a manutenção do Projeto de Mediação visando solucionar conflitos ainda não judicializados, no Centro de Referência em Mediação e Conciliação – CRMC em Porto Alegre.  

 

Para isso, os alunos selecionados de forma voluntária participam de uma capacitação em mediação de conflitos, com ênfase em mediação familiar, a ser ministrada pela Professora Coordenadora do Projeto, Gabrielli F. Amaral de Souza. Após a capacitação (modalidade presencial – 25h), os alunos iniciam os atendimentos (modalidade online) dos assistidos encaminhados para o CRMC (atividade prática supervisionada) e os encontros de supervisão (modalidade online) para avaliação dos atendimentos realizados e para formação continuada dos alunos. Todas as etapas do Projeto são supervisionadas pela Professora Coordenadora do Projeto. 

 

A UC Dual possibilita que os alunos tenham experiência prática em atendimentos de mediação, oportunidade em atuar em uma política pública, desenvolver habilidades e competências profissionais e acadêmicas. Neste semestre foram atendidas 15 famílias até então, da Capital – Porto Alegre – e Região Metropolita do Estado.

Comunicação e Artes

UC Dual de Comunicação audiovisual | Rede Bahia | Amanda Aouad Almeida e Pablo Araujo Caldas | UNIFACS

A parceria foi firmada com o desafio da A3 para os alunos de jornalismo da Unidade Curricular de Comunicação Audiovisual do semestre 2024.2. O desafio consistia na produção de uma reportagem para o programa GE BA da TV Bahia e uma série de reportagem para o Fala Bahia da rádio Bahia FM. 

No processo de produção, os alunos fizeram uma imersão de um dia na Rede Bahia, conhecendo o dia a dia da redação, receberam o briefing dos editores chefes dos programas, que fizeram considerações e aprovaram as pautas, pensando no público e perfil dos veículos, podendo embasar melhor o produto de cada equipe. Há ainda a possibilidade de exibição das melhores reportagem de rádio e TV.  

Engenharias

UC Dual de Modelagem e simulação de sistemas elétricos e magnéticos | Monté Tecnologia em Engenharia (MSSEM) | Rosalvo Mário Nunes Miranda | UniRitter

O projeto da UC Dual, em parceria com a Monté Tecnologia em Engenharia, tem como objetivo integrar o conhecimento teórico com a prática industrial, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizado imersiva e aplicada. Focado nos fenômenos elétricos, magnéticos e oscilatórios, o projeto busca desenvolver competências em análise e compreensão desses fenômenos por meio de modelos simbólicos e experimentação prática.  Os estudantes participam de atividades que incluem a aplicação de conceitos de eletrodinâmica e eletrostática em projetos reais, além de visitas às instalações da Monté, onde podem observar de perto as inovações tecnológicas e os processos industriais. 

 

Essas experiências são projetadas para consolidar o entendimento teórico por meio de aplicações práticas, preparando os alunos para desafios reais no setor industrial.  O projeto também enfatiza a importância da comunicação eficaz e da integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente em relação à educação de qualidade e inovação tecnológica. Os alunos são incentivados a adaptar sua linguagem técnica para diferentes públicos e a demonstrar como seus projetos contribuem para os ODS.  

 

A culminação do projeto ocorre com apresentações em escolas públicas, onde os alunos compartilham seus conhecimentos e inspiram o interesse em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). A Monté desempenha um papel crucial, oferecendo suporte técnico e avaliação, garantindo que os projetos atendam aos padrões industriais e promovam soluções inovadoras e sustentáveis.

Gestão e Negócios

UC Dual de Experiências nas relações de consumo | Sterna Café e Franquias S.A. 2| Selma Peleias Felerico Garrini | São Judas

“A Sterna Café nasceu com o desejo de democratizar o café especial, por isso, aqui nós servimos grãos nacionais com métodos de extração internacionais. Visitamos todo o Brasil e mais de 60 países para criar a melhor experiência na hora de tomar um café. Prepare-se para provar cafés especiais que exploram seus sentidos, com sabores e aromas que vão te levar para muitos lugares”.  

Este projeto permitiu aos alunos analisarem a experiência de consumo oferecida pelo Café Sterna, identificando elementos que contribuem para a satisfação do cliente e propondo melhorias. 

• Objetivo Geral: Avaliar a experiência de consumo no Café Sterna e desenvolver propostas para otimizar a relação entre a marca e os consumidores. 

• Objetivos específicos: 

1. Apresentar a empresa, histórico, MISSÃO, VISÃO E VALORES; 

2. Determine e analise as praças utilizadas em que o Café Sterna está presente; 

3. Analisar os elementos que compõem a experiência de consumo no “”Café Sterna” – cardápios, espaços, café, atendimento, mobiliário, entre outros;   

4. Identificar os pontos de contato entre a marca e os consumidores ao longo da jornada do cliente; 

5. Avaliar a percepção dos consumidores em relação à qualidade da experiência oferecida; 

6. Propor melhorias na experiência de consumo para aumentar a satisfação e fidelidade dos clientes; 

TI & Computação

UC Dual de Inteligência artificial | DTR (DEBORAH THABITA NABILA E SILVA RODRIGUES) | Sidney Rodrigues da Cunha | UNIFG - Guararapes/PE

A UC Dual de Inteligência artificial em parceria com a DTR (Deborah Thabita Nabila e Silva Rodrigues), ofertada para os estudantes da UNIFG – Guararapes, tinha por objetivo o desenvolvimento de sistema remoto de automação de sistemas de refrigeração.

 

Turismo e Hospitalidade

UC Dual de Garde manger e cozinha criativa | Restaurante Camarú | Robson Bueno de Camargo e Fernando de Assis Correa | UNISUL

O projeto desenvolvido entre o restaurante Camarú e os alunos do curso de Gastronomia da Unisul exemplifica a fusão entre prática acadêmica e a realidade do mercado gastronômico. A parceria teve como foco o lançamento do Camarú Eventos, promovendo o espaço como local para festas e celebrações, e envolveu a criação de cardápios inovadores dentro da Unidade Curricular (UC) de Garde Manger e Cozinha Criativa.  

Os alunos foram desafiados a aplicar técnicas avançadas de preparação e apresentação de pratos, alinhando criatividade e funcionalidade para atender às demandas do setor de eventos. Sob orientação dos professores Robson Camargo e Fernando Corrêa, os participantes exploraram a elaboração de menus exclusivos, valorizando ingredientes regionais e tendências contemporâneas. 

As propostas foram desenvolvidas considerando aspectos como sazonalidade, custos, harmonização e experiência sensorial. O projeto será finalizado  em uma apresentação prática realizada no restaurante Camarú, na Ponta da Barra, Laguna, SC. O evento contará com a presença de profissionais de destaque, como cerimonialistas, decoradores e imprensa local, consolidando o Camarú como um polo de eventos de alto padrão. 

disso, a iniciativa proporcionará aos alunos uma experiência enriquecedora, aproximando-os do mercado de trabalho e fortalecendo a sinergia entre academia e prática profissional. Essa colaboração reafirma o compromisso da Unisul e do Camarú com o crescimento da gastronomia, destacando a inovação como elemento-chave no sucesso do setor.

Post Relacionados