Você já soube de algum fato pela sua rede social, abriu um jornal online para checar a informação e, depois, assistiu na TV uma reportagem com personagens que exploravam um contexto mais amplo sobre o acontecimento? Ou se pegou totalmente imerso no universo de uma série ou de um filme baseado em um livro, explorando cada detalhe das cenas na sua plataforma de streaming, devorando conteúdos em websites e podcasts, ou até jogando os games inspirados na história? Agora imagine poder contar histórias e criar essas experiências incríveis por meio de múltiplas mídias!  

 

O Grupo Bandeirantes, em parceria com o Grupo Ânima Educação, está proporcionando essa oportunidade aos estudantes de comunicação e artes dos cursos de Cinema, Comunicação e Marketing, Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas. O Desafio Dual com a Band, parte da UC Dual de Narrativas e Produções Transmídias em 2024-1, oferece uma experiência única que combina aprendizado prático com profissionais do grupo Band e estudos teóricos com os professores da Ânima sobre como produzir narrativas transmídia e transformar ideias em histórias cativantes que engajam o público em diversas plataformas. 

 

Conheça o Grupo Bandeirantes 

Fundada em 1937, a Bandeirantes é uma das mais completas redes de comunicação do Brasil e do mundo. Com sede em São Paulo, a Band abrange 46 emissoras de TV (21 próprias), cobrindo mais de 65 milhões de domicílios, 27 milhões de assinantes de canais pagos e 143 milhões de ouvintes de rádio. Atua com diversas marcas próprias e parceiras em plataformas como rádios, TV aberta, TV por assinatura, out-of-home e internet, impactando diariamente a vida de milhões de brasileiros. [Fonte: https://br.linkedin.com/company/rede-bandeirantes-de-televis-o 

 

A Experiência do Desafio Dual com a Band 

Os estudantes de Comunicação & Artes do Grupo Ânima participaram de momentos enriquecedores, como a Master Class sobre o futuro do trabalho e empregabilidade com especialistas da Band, como o especialista em recrutamento, Vinicius Campos de Oliveira, e com coordenadora de Recursos Humanos da Band, Michelle Audrey J. Siquet. E a Live de lançamento do Desafio Dual Band de 2024-1, onde se discutiu "Como Será o Amanhã?" com o editor internacional e apresentador da BandNews, João Vieira, que destacou as tendências do mercado de produção de conteúdo no Brasil e no Mundo. 

 

Os estudantes inscritos no desafio desenvolveram projetos transmídia sob a supervisão dos docentes, concorrendo a premiação. O desafio, restrito aos estudantes matriculados na UC de Narrativas e Produção Transmídia, envolveu 10 Instituições de Ensino Superior da Ânima (IBMR; UNP; UNA; UNIFACS; USJT; UNIBH; UAM; Unisul; SOCIESC; UNIRITTER), em 30 campi, alcançando mais de mil e seiscentos estudantes. 

 

 

Objetivos, Critérios e Vencedores do Desafio em 2024-1 

Conforme Edital divulgado na live de lançamento, o objetivo do Desafio Dual com a Band é promover aprendizagem significativa “que compreenda metodologias ativas e vivências formativas relevantes ao desenvolvimento profissional do estudante e a sua inserção futura no mercado de trabalho”.  O desafio propõe aos estudantes a criação de um projeto transmídia (para a avaliação A3) com a temática “COMO SERÁ O AMANHÃ?”, apresentando no mínimo três conteúdos originais para diferentes mídias (uma principal e as outras secundárias), construindo um universo transmídia que explore a expansão narrativa e permita à audiência criar seus próprios conteúdos. Para saber mais do Edital do Desafio Dual com a Band 2024-1, acesse a íntegra do documento no link: https://tinyurl.com/2xb77v5b 

 

Intitulado “A VIDA É ASSIM”, o trabalho vencedor buscou responder à pergunta “Como será o amanhã” através de um filme longa-metragem, como mídia principal, abordando os encontros e desencontros da vida e, como pano de fundo, também tratou da prevenção e tratamento do vírus HIV. Saiba mais sobre o projeto vencedor no link: https://tinyurl.com/4n9crm7s . 

O grupo vencedor é composto pelos estudantes Aylana Dorneles, Bernardo Galeazzi, Bybyana Cagnini, Carlos Eduardo Veeck Feldens, Matheus Gonçalves, Yasmin Severo Maia e Nícolas Fernandes da UniRitter, Porto Alegre-RS, unidade FAPA, e foi orientado pelos professores Camila Morales e o Roberto Villar Belmonte. 

Como premiação, os estudantes do grupo vencedor do desafio vão participar de um fórum exclusivo com profissionais nacionais da Band para discutir comunicação e tendências profissionais e de mercado. 

 

Benefícios do Ensino Dual 

O mercado de comunicação está cada vez mais focado em conteúdos transmídia para engajar o público de maneira eficaz. Empresas buscam profissionais capazes de integrar diferentes mídias em uma narrativa coesa e envolvente. O ensino dual é essencial para preparar estudantes de comunicação social para essas demandas, combinando teoria acadêmica com experiência prática. 

 

Os estudantes que participam de projetos reais, como campanhas transmídia para marcas parceiras, desenvolvem habilidades valiosas e insights sobre as melhores práticas do mercado. Além disso, o ensino dual oferece a oportunidade de construir uma rede de contatos com profissionais da área, facilitando a transição para o mercado de trabalho e promovendo inovação constante. 

 

Unidade Curricular Dual 

No modelo acadêmico do Grupo Ânima, todas as Unidades Curriculares dos currículos de todos os cursos de graduação podem se tornar UCs Duais. Desde que haja uma organização parceira contribuindo com atividades práticas significativas alinhadas aos conteúdos e competências do plano de ensino da UC. Participar do ensino dual não gera vínculo empregatício do estudante com a empresa parceira ou com a Ânima, mas facilita e promove a sua empregabilidade, preparando-o para liderar a próxima geração de profissionais. 

 

#EnsinoDual #GrupoBandeirantes #ÂnimaEducação #Comunicação&Artes #NarrativasTransmídia  

                                                   Card de Divulgação da Live de Lançamento do Desafio Dual Band 2024-1 

ODS - fonte: Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Brasil (odsbrasil.gov.br) 

 

Objetivo 4 - Educação de Qualidade (Fixo) - Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. 

4.7 - Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável 

 

Objetivo 8 - Emprego Decente e Crescimento Econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. 

8.2 - Atingir níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive por meio de um foco em setores de alto valor agregado e dos setores intensivos em mão de obra. 

 

Objetivo 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos. 

13.3 - Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima. 

 

Objetivo 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. 

16.10 - Assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais. 

 

Objetivo 17 - Parcerias e Meios de Implementação (Fixo) - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. 

17.16 - Reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável em todos os países, particularmente nos países em desenvolvimento. 

Criado por: Ricardo Straioto – Prof. TI da Grande Área 2 (Engenharias, TI & Computação, Arquitetura, Urbanismo e Design e Comunicação e Artes). 

 
 
 

Post Relacionados