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A Universidade e o Mundo do Trabalho
Dados apresentados na última edição do Fórum Econômico Mundial indicam a escassez de talentos como um fenômeno de escala global que atinge 54% das empresas no mundo todo. Como alternativa, nove em cada dez empresas investem em capacitação para driblar a falta de mão de obra qualificada, sendo que cerca de 88% destas empresas enfrentam dificuldades para investir em formação.
Por outro lado, dados do Censo da Educação Superior apontam para um aumento de 44,6% no número de estudantes matriculados em instituições de ensino superior nos últimos 10 anos, indicando um aumento considerável na mão de obra com educação superior no Brasil. Em conjunto, estes dados revelam a necessidade de uma formação superior mais conectada às necessidades do mercado de trabalho e ao perfil de competências necessárias aos profissionais de hoje e do futuro.
A Aprendizagem Dual integra universidade e mundo do trabalho, que passam a atuar em conjunto na formação dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para os desafios das profissões e mercado de trabalho. Este conceito de aprendizagem se dá por meio da integração entre a academia e os desafios reais do trabalho, com a inserção dos nossos estudantes em atividades desenvolvidas com empresas associadas, aplicando e ampliando os conhecimentos e competências desenvolvidas.
As Premissas da Aprendizagem Dual na Ânima
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Promover a aprendizagem prática e significativa;
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Alinhado com as competências do currículo;
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Integra mundo do trabalho e vida acadêmica.
A Origem do Sistema Dual de Ensino
Desenvolvido na Alemanha, o Sistema Dual de Ensino, permite conciliar prática e teoria para aprender uma profissão. É um programa de qualificação profissional com tradição de mais de 100 anos. A principal característica do sistema é conjugar conhecimentos teóricos com competências adquiridas no posto de trabalho (learning by doing).
De acordo com o documento publicado pelo Comitê de Cultura e Educação do Parlamento Europeu, a expressão “ensino dual” é amplamente utilizada como designação abrangente porque o ensino e a aprendizagem baseados no ensino para formação profissional se caracterizam por uma “dualidade” a dois níveis:
1
A dualidade dos locais de aprendizagem (escolas/ prestadores de educação profissionalizante e empresas de formação) que partilham a responsabilidade de dar formação teórica e prática; e
2
A dualidade dos intervenientes (públicos e privados) que partilham a responsabilidade pela política e a prática em matéria de educação profissionalizante.
O sucesso da Aprendizagem Dual é fruto da colaboração entre empresas e as nossas instituições de ensino. Conheça alguns dos parceiros da nossa rede.
Depoimento das Empresas
Alexandre Yamamura
Gerente industrial e responsável técnico ProLife Equipamentos Médicos
André Oliveira
Especialista em Engenharia e manufatura na CNH Industrial
Ana Laura Gomes
Customer Sucess Manager Adobe
Programa Dual de Imersão Profissional com a FPT Industrial: Conectando Estudantes de Engenharia ao Mundo do Trabalho
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Gabriela Cantelli
Parceria Dual entre Saint Gobain e Ânima: Formando Engenheiros para um Futuro mais Sustentável
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Gabriela Cantelli
Ânima aproxima estudantes do mundo do trabalho em parceria com a Oracle
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Gabriela Cantelli
Despertando Consciências: A Jornada do Ensino Dual e a Luta pela Diversidade
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Gabriela Cantelli
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