No acelerado mundo da engenharia, a integração entre teoria e prática é crucial para a formação de profissionais altamente capacitados e prontos para os desafios do mercado. Pensando nisso, a Ânima Educação lançou o Programa Dual de Imersão Profissional, uma experiência inovadora que leva estudantes diretamente ao coração das operações de grandes empresas. Em 2024-1, os estudantes de engenharia da Ânima – Centro Universitário Una – tiveram a oportunidade de participar desse programa em parceria com a FPT Industrial.
A FPT Industrial
A FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. que se dedica a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 10 plantas de produção industrial e 10 centros de P&D ao redor do mundo.
[Fonte: https://www.fptindustrial.com/pt/media/company/about-us ]
Fundada em 2005, a FPT Industrial é uma das líderes globais na fabricação de motores, eixos e transmissões para veículos comerciais e industriais. Com uma presença significativa em mais de 100 países, a empresa investe continuamente em inovação e sustentabilidade, oferecendo produtos conhecidos por sua durabilidade, eficiência de combustível e baixas emissões.
A FPT Industrial é uma referência no setor de engenharia, tanto no Brasil quanto no mundo. Com unidades de produção e centros de desenvolvimento no Brasil, a empresa contribui significativamente para o avanço tecnológico e a capacitação local. Sua colaboração com instituições acadêmicas e empresas brasileiras fortalece ainda mais seu compromisso com o desenvolvimento da engenharia nacional.
O que é o Programa Dual de Imersão Profissional?
O ensino dual é uma metodologia que integra a teoria acadêmica e a prática profissional, promovendo uma dualidade de locais de aprendizagem: a universidade e a empresa. Esse modelo permite que os estudantes adquiram conhecimento teórico em sala de aula e apliquem diretamente em ambientes profissionais, proporcionando uma formação mais completa e conectada com o mercado de trabalho.
Dentro desse contexto, o Programa Dual de Imersão Profissional da Ânima Educação é uma iniciativa que oferece atividades vivenciais em empresas parceiras, como a FPT Industrial. Este programa permitiu que os estudantes de engenharia participassem de atividades práticas nas dependências da empresa, sob a orientação de profissionais experientes, complementando sua formação acadêmica e fortalecendo suas habilidades profissionais.
O Programa Dual de Imersão Profissional é um programa de extensão com objetivo de aproximar os estudantes do mundo do trabalho através de atividades presenciais em ambientes profissionais de organizações parceiras. Essas atividades são projetadas para fomentar o desenvolvimento de carreira dos estudantes em conexão com o mundo do trabalho.
[Fonte: https://sites.google.com/prof.una.br/imersaodual/ ]
No âmbito do Programa, os estudantes realizam atividades diretamente nas dependências da instituição parceira, sob a orientação de profissionais da empresa que atuam na área de formação dos acadêmicos. As datas e horários são previamente determinados e divulgados no edital de inscrição de cada programa. O acompanhamento dos estudantes é feito por um professor orientador designado pelo campus, garantindo que a experiência seja integrada e alinhada aos objetivos educacionais do Ensino Dual da Ânima.
A Imersão Dual na FPT Industrial
Em 2024-1 a experiência de imersão dual com a FPT Industrial contou com a orientação do professor Alexandre Santos Diniz (UNA – Sete Lagoas) e teve foco no produto “Motor à Combustão Interna” da FPT Industrial por meio da temática: Problemas Crônicos para Análise/Desafio. A imersão dual contemplou 5 encontros, sendo 2 encontros presenciais na fábrica de Sete Lagoas (MG)e 3 encontros online, totalizando 15 horas de extensão certificadas.
Foram ofertadas 10 vagas para seleção dos estudantes de engenharia inscritos no PDI dos cursos de Automação Industrial, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica do Centro Universitário UNA, dos Campi Aimorés, Sete Lagoas, Barreiros, Betim, Contagem, Cristiano Machado e Linha Verde.
Para selecionar os 10 alunos que realizaram as imersões junto à FPT Industrial em Sete Lagoas (MG), foi realizada uma Live com o objetivo de apresentar a empresa e promover a divulgação e os critérios de seleção para participar do Programa de Imersão Dual.
Benefícios do Ensino Dual com a FPT Industrial
O Programa Dual de Imersão Profissional da Ânima, em parceria com a FPT Industrial, representa uma experiência enriquecedora e transformadora para os estudantes de engenharia. Esta iniciativa não apenas fortalece a formação acadêmica, mas também prepara os futuros engenheiros para os desafios e demandas do mercado de trabalho, promovendo um ciclo virtuoso de aprendizado, inovação e desenvolvimento profissional.
Os estudantes participantes tiveram a oportunidade de aplicar a teoria aprendida em sala de aula em contextos reais, adquirindo uma compreensão mais profunda e prática de sua área de estudo. Além de trabalharem diretamente com profissionais experientes da FPT Industrial permitindo o desenvolvimento de habilidades interpessoais e o aprendizado sobre as melhores práticas do setor.
Os benefícios para o desenvolvimento da carreira dos estudantes são evidentes. A imersão no ambiente profissional facilita a construção de uma rede de contatos valiosa e aumenta as chances de empregabilidade futura, além do senso de responsabilidade ao enfrentar desafios reais e contribuir para projetos da empresa.
Para a FPT Industrial, também são vários os benefícios, como captação e desenvolvimento de talentos locais, engajamento com a comunidade educacional e a inovação e feedbacks contínuos. Com o ensino dual, a empresa tem a oportunidade de identificar e desenvolver talentos promissores desde cedo, moldando profissionais com as competências específicas que o mercado demanda e, em colaboração com universidades, também contribuem para o fortalecimento da comunidade regional.
A parceria dual também fortalece a imagem corporativa da FPT Industrial e suas ações de responsabilidade social, além de promover um fluxo constante de feedback e inovação por meio dos projetos desenvolvidos pelos estudantes, que muitas vezes resultam em soluções inovadoras que podem ser aplicadas diretamente nas operações da empresa.
Conclusão
Ao integrar a teoria com a prática em um ambiente de alto desempenho, o ensino dual da Ânima cria oportunidades inigualáveis para todos os envolvidos, reafirmando seu compromisso com a excelência educacional e o progresso comunitário.
#EnsinoDual #FPTIndustrial #Engenharias #ImersãoProfissional #PDI
———————–
ODS – fonte: Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Brasil (odsbrasil.gov.br)
Objetivo 4 – Educação de Qualidade. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
4.7 – Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
Objetivo 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura. Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação
9.4 – Até 2030, modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente adequados; com todos os países atuando de acordo com suas respectivas capacidades
Objetivo 17 – Parcerias e Meios de Implementação. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
17.16 – Reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável em todos os países, particularmente nos países em desenvolvimento
17.17 – Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias
Post Relacionados
Conheça os Trabalhos de Destaque da IV Mostra do Ensino Dual
Com objetivo reconhecer e dar visibilidade aos projetos de A3 conduzidos por docentes e estudantes,…
Profissões do futuro: por que a Aprendizagem Dual acelera o desenvolvimento de quem quer se destacar
Educação e mercado: a importância de integrar teoria e prática no ensino superior No cenário…
Como áreas e carreiras são beneficiadas pela Aprendizagem Dual e as Tendências do Mercado?
O presente artigo tem como objetivo investigar como diferentes áreas do conhecimento e carreiras se…
Aprendizado que Transforma: Parceria entre Ânima e CBCA Impulsiona Aprendizagem DUAL na Arquitetura e Engenharia
Na formação dos futuros arquitetos e engenheiros civis, é cada vez mais urgente encurtar o…
Inovação no Ensino: Como a Educação Dual Transforma a Formação de Futuros Médicos Veterinários
No dinâmico e competitivo mercado da medicina veterinária, a excelência profissional vai muito além do…